O capítulo 20 do segundo livro de Crônicas nos fala sobre a vitória obtida sobre Moabe e Amom no reinado de Josafá, rei que temia a Deus, e isso é confirmado ao longo do capítulo, pois ele é avisado de que a outra aquela grande multidão veio para atacá-los. Com esta ameaça, a primeira coisa que Josafá fez foi humilhar-se diante de Deus e proclamar um jejum entre todo o povo de Judá.
Qual é a primeira coisa que você faz quando sente uma grande ameaça em sua vida? Você se humilha diante de Deus e busca conselho em Sua Palavra e oração ou simplesmente permanece encurralado sem saber o que fazer? Caro leitor, o certo a fazer é sempre ir diante de Deus, assim como fez o rei de Judá. É muito certo que quando fazemos as coisas desta forma sempre veremos a mão poderosa de Deus, e assim foi com o povo ali reunido, pois encontramos que enquanto estavam todos reunidos um profeta disse as seguintes palavras: “Não tenham medo diante desta grande multidão, pois a guerra não é sua, mas de Deus”.
Como podemos louvar a Deus em voz alta em meio ao que nos acontece se não nos voltarmos primeiro para Ele? Digo-lhes que todas essas pessoas conseguiram louvar a Deus em voz alta depois de depositarem toda a sua confiança no Deus do céu, e verem Sua resposta instantânea a uma situação que não conseguiam resolver humanamente falando, e é por isso que o versículo 19 diz:
E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem o Senhor, Deus de Israel, com voz muito alta.
Tendemos a esquecer que servimos a um Deus que nos ouve, que está atento às nossas orações, e muitas vezes em nossa situação mais densa nos voltamos para outras coisas antes de orar. Jesus foi muito enfático na oração. Irmãos, devemos orar. Devemos clamar a Deus, crendo que Ele nos ouve e que é Fiel para nos guardar todos os dias.
O povo de Judá saiu vitorioso naquele dia, porque pôde confiar num Deus imutável, todo-poderoso, operador de maravilhas e que ouve o Seu povo. Portanto, exorto você a confiar em Deus em todas as situações da sua vida, e isso mesmo que às vezes você não veja uma resposta clara.